Com o avançar da tecnologia, são cada vez mais as pessoas que preferem a versão digital dos livros. Contudo, ao contrário do que seria de esperar, muitos são os que resistem à mudança e continuam a preferir as versões impressas.
Os amantes dos bons velhos livros físicos tendem sempre a defender as suas vantagens. Neste artigo exploramos o prazer de ler um livro impresso e o porquê de milhares de pessoas ainda o fazerem.
O principal ponto forte dos livros impressos é que promovem muito mais a concentração. Ao ler através de um dispositivo digital há muitas distrações que podem influenciar a leitura. Isto é especialmente importante nos casos em que o leitor é um estudante ou em que os livros são de carácter mais técnico. No entanto, os leitores ávidos de contos, romances ou poesia também não prescindem de uma leitura imersiva! Esta é uma das principais razões porque os livros impressos continuam a ser a opção favorita de muitos.
Ao mesmo tempo, ler um texto impresso é muito menos cansativo do que ler através de qualquer ecrã. A luminosidade dos aparelhos é muito incómoda para os olhos, sobretudo quando há uma exposição prolongada à mesma.
É ainda importante referir a sensação de ler um livro físico. É aqui que entra a parte mais prazerosa dos livros: o poder sentir o seu cheiro e peso, tocar em cada uma das páginas e, talvez, até deixar anotações manuscritas. Estas são, sem dúvida, sensações impossíveis de experienciar nas versões digitais.
As emoções que os livros impressos proporcionam tornam-nos únicos. Muitos softwares tentam imitar o passar das folhas e o barulho das mesmas, mas ficam muito aquém de replicar tal experiência.
Apesar de, certamente, haver uma versão que mais lhe agrada, poderá ter livros de ambos os estilos.
Se se tratar, por exemplo, de um livro mais informal, que deseja ter apenas para ler no comboio ou no autocarro, poderá adquirir a versão ebook do mesmo. Esta é uma opção mais prática e portátil, que poderá estar disponível sempre que quiser.
Por outro lado, se se tratar de um livro mais académico, ou de uma obra à qual gostaria de dedicar mais tempo e atenção, deverá optar pela versão física. Desta forma poderá analisar o livro com cuidado e concentração, e talvez até tomar algumas notas.
O que gostaríamos de evidenciar é que não precisa de se juntar a uma das equipas e defendê-la sempre. Poderá aproveitar o melhor dos dois mundos!
Apesar de ler livros em formato físico poder ser muito prazeroso, o mundo está a evoluir e devemos acompanhar as suas transformações.
Muitos diriam que os livros impressos fazem cada vez menos sentido, já que milhões de árvores são destruídas todos os anos para serem fabricados livros que podiam muito bem ser apenas um ficheiro PDF.
Ao mesmo tempo, os livros impressos são absurdamente mais caros que os livros digitais, o que leva cada vez mais leitores a optar pelo mundo mundo eletrónico.
Ainda assim, a decisão estará sempre nas suas mãos. Se ficou curioso sobre como podemos aproveitar mais o mundo digital, então visite https://www.portugalcasino.pt/.